sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ginástica como conteúdo da Educação Física Escolar

A ginástica geral tem se firmado dia a dia como uma das possibilidades gímnicas que oferece maior oportunidade de participação das pessoas, de desenvolvimento da criatividade, cooperação e vivência de valores humanos, num espaço de prática prazerosa e inclusiva.

Essa forma de atividade física tem grande aceitação e possibilidade de desenvolvimento tanto nas escolas, academias e clubes como em associações, abrindo amplos caminhos para o profissional de educação física e também para a pessoa comum em busca de uma prática corporal que respeite a sua individualidade, ofereça novas experiências e promova a integração entre os participantes.

Compete a nós, professoras e professores de educação física, sobretudo no contexto escolar, superar os equívocos do passado e do presente e imaginar uma ginástica contemporânea que privilegie, acima de tudo, a nossa dimensão humana, o que quer dizer o ser "humano cultura" e não o ser "humano objeto". Uma ginástica que consiga reagir aos dogmas da ciência positivista para encontrar as suas respostas (ou, ainda, as suas perguntas). Uma ginástica que não esteja sintonizada com os estereótipos de corpo presentes na mídia, que não esteja interessada em alimentar a ditadura do corpo ideal. Enfim, uma ginástica que crie espaço para o componente lúdico da cultura corporal, redescobrindo o prazer e a técnica/ arte da linguagem corporal. Acredito ser possível projetar essas imagens por meio da ginástica geral. E o mais importante de tudo, acredito que possamos educar através da ginástica com objetivo da autonomia do indivíduo sobre a manutenção de sua saúde e bem-estar.

Texto de Elizabeth Paoliello com adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário