Está chegando a festa do dia das mães 2011 do Colégio Eucarístico. Todo ano criamos um musical, com todas as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Este ano incluímos nessa festa os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Era um sonho meu em particular e estou muito feliz de estar conseguindo transformar isso em realidade. Confesso que não é fácil. Mas não é impossível, e na próxima sexta-feira sei que o auditório do Eucarístico vai estar recheado de corações emocionados e de Mães "corujas", aplaudindo de pé nossas estrelas.
Esse ano faremos um musical tendo como tema o cinema. Vamos dançar as trilhas sonoras de grandes filmes e entregar o "oscar" de direção para as MÃES ! São elas as principais responsáveis pela educação e desenvolvimento de seus filhos, nossos alunos. Sem elas e sem eles, nosso trabalho não seria possível. Por isso só tenho a agradecer a todos vocês pela confiança. Grande beijo e até sexta! Não esqueçam a câmera fotográfica! Apreciem sem moderação! A festa é feita pra vocês! Tia Lud.
Criei este espaço pra falar do cotidiano do Colégio Eucarístico diante da minha ótica. Espero que gostem. Aceito sugestões, críticas e ideias. Grande beijo para todos, Tia Lud.
sábado, 30 de abril de 2011
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Ginástica como conteúdo da Educação Física Escolar
A ginástica geral tem se firmado dia a dia como uma das possibilidades gímnicas que oferece maior oportunidade de participação das pessoas, de desenvolvimento da criatividade, cooperação e vivência de valores humanos, num espaço de prática prazerosa e inclusiva.
Essa forma de atividade física tem grande aceitação e possibilidade de desenvolvimento tanto nas escolas, academias e clubes como em associações, abrindo amplos caminhos para o profissional de educação física e também para a pessoa comum em busca de uma prática corporal que respeite a sua individualidade, ofereça novas experiências e promova a integração entre os participantes.
Compete a nós, professoras e professores de educação física, sobretudo no contexto escolar, superar os equívocos do passado e do presente e imaginar uma ginástica contemporânea que privilegie, acima de tudo, a nossa dimensão humana, o que quer dizer o ser "humano cultura" e não o ser "humano objeto". Uma ginástica que consiga reagir aos dogmas da ciência positivista para encontrar as suas respostas (ou, ainda, as suas perguntas). Uma ginástica que não esteja sintonizada com os estereótipos de corpo presentes na mídia, que não esteja interessada em alimentar a ditadura do corpo ideal. Enfim, uma ginástica que crie espaço para o componente lúdico da cultura corporal, redescobrindo o prazer e a técnica/ arte da linguagem corporal. Acredito ser possível projetar essas imagens por meio da ginástica geral. E o mais importante de tudo, acredito que possamos educar através da ginástica com objetivo da autonomia do indivíduo sobre a manutenção de sua saúde e bem-estar.
Texto de Elizabeth Paoliello com adaptações.
Texto de Elizabeth Paoliello com adaptações.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Curso Positivo no Rio de Janeiro
Como sempre, o curso do Positivo é produtivo. Curso dividido por áreas de especialização. Pessoal de língua portuguesa, história, geografia, matemática, química, biologia, física, educação física, artes, música, língua estrangeira e informática, além da galera da área pedagógica, cada um literalmente no seu "quadrado", ou seja, grupos separados pra ir a fundo no seu conteúdo específico. Eu professora de educação física, aprendi um jogo chamado "Golbol", pra quem não conhece, é um jogo paraolímpico para atletas que possuem deficiência visual. No curso tivemos a chance de vivenciar este jogo, usamos uma venda nos olhos, adaptamos algumas regras pois não somos atletas né? rsrs
Foi muito bacana e o foco que o professor Davi, coordenador da área de educação física do POSITIVO, deu em sua palestra foi inclusão na educação física escolar, o que hoje em nossa escola é realidade.
Na volta da viagem, o grupo muito cansado da viagem, ainda teve animação, cantando música de Lulu Santos, Ivete Sangalo.Tentamos também aprender o hino da nossa escola com a professora Leandra... Foi show! Valeu pessoal até a próxima!
Foi muito bacana e o foco que o professor Davi, coordenador da área de educação física do POSITIVO, deu em sua palestra foi inclusão na educação física escolar, o que hoje em nossa escola é realidade.
Rio de Janeiro - 04 de abril de 2011 |
domingo, 3 de abril de 2011
Brincando de fazer brinquedo
Essa atividade foi realizada à dois anos no curso do positivo e estou postando no blog pra vcs ficarem por dentro...Todo ano realizo essa atividade com as crianças. Em 2011 ainda vou colocá-la no planejamento. beijos pra todos...
Como é bom ser criança ...
A Alunas do 5º ano demonstrando força, confiança, criatividade, equilíbrio e alegria.
Dança na escola ! SIM!
1º ensaio do 5º ano para o dia das mães 2011 |
A dança é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras. Quem não se emociona ao acompanhar um espetáculo de dança? Seja clássica — como o balé —, popular — como a "dança de rua" — ou folclórica — como a chula, o fandango, o forró e o baião —, a dança é um forte estímulo de percepções sensoriais. Ritmo, sonoridade, visão e expressão são capacidades levadas ao extremo nessa prática corpórea. Mas, afinal, como a dança pode ser inserida nos currículos de Educação Física dos ensinos Fundamental e Médio? Por meio da dança, o professor pode trabalhar vários conteúdos: 1) A diferença entre gêneros — meninos e meninas têm comportamentos diferentes que podem ser facilmente notados e trabalhados por meio da dança. 2) O domínio corporal e a ritmicidade — o dançarino tem um domínio lógico espaço/temporal bastante desenvolvido. Assim, dominar ritmos pode contribuir para as ações do cotidiano, auxiliando em atividades do dia-a-dia. 3) A diversidade cultural e os variados estilos — de região para região, o estilo de dança varia bastante, pois na cultura brasileira existem várias culturas regionais que são formadas de acordo com o modo de vida de seus habitantes. Finalizando, cabe ressaltar que, assim como em relação aos esportes, nada impede o educador de desenvolver a dança como um trabalho que vise à performance, desde que, para isso, sejam convidados alunos que possam treinar em horários extracurriculares, como em contraturno, por exemplo. E aqueles que ainda não dominam a dança também podem ser iniciados na prática, cabendo ao professor dividir as turmas de acordo com o nível de habilidade dos alunos. O importante é não temer a dança, pois ela trabalha valências ecléticas e fundamentais ao desenvolvimento humano, como o condicionamento físico geral, a capacidade cardiorrespiratória, a sociabilização, o equilíbrio, a destreza e a coordenação motora fina. |
AFETIVIDADE X AUTO-ESTIMA
A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica
Já é de nosso conhecimento que pessoas motivadas e valorizadas sentem-se confiantes e capazes no que fazem, desta forma beneficiando a todos que de seu potencial dependem.No ambiente educacional deve sempre haver a perseverança, altruísmo e alegria, para que alunos e professores cresçam juntos. A auto-confiança faz parte do processo de aprendizagem, e é necessária para que o aluno se relacione e troque informações com o professor, ocorrendo assim uma inter-relação professor/aluno.
É importante buscarmos uma relação pedagógica aprazível, alegre e funcional, rica de possibilidades, onde a ludicidade se espraie com a utilização de “ mesas sem canto”, onde a democratização se faça acontecer. Visando assim que os sujeitos se sintam capazes de conduzirem com autonomia, responsabilidades que a si são demandadas.
Relaxamento
Pra tudo tem hora. Hora de acordar, hora de brincar, de fazer as lições de casa, de almoçar, de ir pra escola, estudar e depois de tudo isso, hora de RELAXAR! O corpo pra estar saudável precisa de 8 horas de sono em média. Ame seu corpo, cuide dele e viva bem!
Assinar:
Postagens (Atom)